sexta-feira, 23 de maio de 2014

O Profissional de Educação Física na Sociedade

Ao se pensar em um médico vem a nossa cabeça aquela imagem da pessoa de branco com seu jaleco, quando pensamos em um policial vemos a imagem da farda, e quando se pensa no profissional de educação física qual a imagem que temos? Seria aquela imagem que muitos tem, o professor com um agasalho, um apito e um cronômetro na mão. É errôneo pensar dessa forma? É claro que não, pois ainda existem profissionais que assim se mostram a sociedade nos dias atuais, porém tal imagem é mínima, os tempos são outros, o profissional de educação física é outro, a importância nos dias atuais é outra. Me remeto assim a resolução do CONFEF, nº 046/2002 em que se estabelece e define a atuação do profissional de educação física, e me vem a cabeça, quanta evolução! Como nossa profissão cresceu e como temos um campo amplo de trabalho.


Somos hoje profissionais da saúde, interventores no processo do desenvolvimento humano, constituímos grupos multidisciplinares que visam a melhora da saúde dos diversos indivíduos da sociedade, nosso intento ultrapassa a visão de um trabalho estético apenas, mas colabora profundamente na qualidade de vida e bem estar. Para nós profissionais da área e a todos que virão, surgem oportunidades diversas para mostrar nosso trabalho, são diversos os meios onde estamos inseridos nos dias de hoje, mais ainda por que diversos meios, pesquisas e ações sempre remetem a população que a melhor forma de ter uma vida plena e saudável com total qualidade deve-se cuidar da alimentação e “fazer atividades físicas regulares”, assim, como podemos deixar de nos responsabilizar por tudo isso, por dar uma chance a mais de qualidade de vida às pessoas? Não podemos nos ausentar, somos sem dúvida alguma os grandes responsáveis pela vida saudável e por níveis crescentes da longevidade.
Estamos recebendo por merecimento a confiança e reconhecimento por tudo que construímos ao longo dos tempos de trabalhos e pesquisas realizadas afim de demonstrar o quanto um professor de educação física vale na sociedade, pois independente da idade dos praticantes da atividade física, o profissional atua sempre da melhor forma, com as crianças nas aulas de educação física escolar e com recreação; com os adolescentes na iniciação desportiva; os adultos sendo orientados com exercícios que lhes proporcione bem estar; com os idosos em atividades de manutenção. Dessa forma o desempenho do profissional da educação física é vasto, não só na parte prática como também com pesquisas relacionadas a melhora da qualidade de vida, descobrindo novos meios que beneficie a saúde das pessoas.
Podemos mais hoje, nossa profissão cresce e assim vai continuar, a boa formação dos novos profissionais são um ponto positivo para que se mantenha o padrão de qualidade de trabalho e a grande vontade de lutar para que cada dia haja um reconhecimento maior do profissional de educação física, pois já chegamos longe e vamos adiante, não podemos parar, somos essenciais para a sociedade, e construímos nossa identidade com afinco e responsabilidade.
Ser profissional de educação física me orgulha muito, apesar de muitas vezes criticados por pessoas que não compreendem o quão grande é nossa área, porém a grande resposta é chegar no dia 1º de Setembro e comemorar nossa data, o dia do Profissional de Educação Física, e mais ainda, é ver que nossa profissão é uma das grandes dos dias atuais, e que nossa importância hoje se iguala àquela dos que realmente salvam vidas e promovem a real e plena qualidade de vida.

- See more at: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/blogs-ef/entry/o-profissional-de-educacao-fisica-na-sociedade#sthash.8izexnWm.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário